Apresentação da associação

| VISÃO | VALORES | MISSÃO | ORIGEM | NOSSA ABORDAGEM |

Visão

“Porque é mais fácil aprender com nossas diferenças quando as compreendemos
A TellUs Cultures trabalha por um mundo em que as pessoas possam se enriquecer ao explorar a diversidade. Junto·a·s, sejamos a referência na promoção de uma melhor compreensão entre as culturas. Hoje em dia, existem mil e uma possibilidades de interagir com diferentes culturas: através de viagens, imigração, expatriação ou simplesmente através do contato com colegas de trabalho, de estudo ou mesmo vizinho·a·s. O encontro com a diferença é uma oportunidade para descobertas que nos inspiram, nos emocionam, nos intrigam ou mesmo nos perturbam. Como superar mal-entendidos e mitigar nossos preconceitos? A associação TellUs Cultures assume o desafio de proporcionar aos associado·a·s do Rio de Janeiro, Dubai, Nova Delhi ou mesmo Montreuil, Seine-St-Denis, Paris e demais lugares de atividade, a oportunidade de compartilhar suas experiências e de discutir assuntos sob diferentes pontos de vista. Acreditamos que é mais fácil aprender com nossas diferenças quando as compreendemos.

Valores

Os valores defendidos pela TellUs Cultures orientam a forma como realizamos as nossas ações. Eles foram elaborados por meio de um processo colaborativo que envolveu todos os associados e associadas ativo.a.s da associação. São eles:

  • A compreensão do·a·s outro·a·s
  • A criação colaborativa
  • A liberdade de expressão
  • A abertura de mente
  • O respeito pela diversidade
pictogrammet terre de dialogues

Missão

A missão principal da TellUs Cultures é promover uma melhor compreensão entre as culturas.

Ela está desdobrada em 5 missões específicas:

pictogramme de microphone

1. Coleta

Coletar experiências interculturais, isto é, momentos de vida que levantam questionamentos, ao entrarmos em contato com outra cultura.

pictogramme d'archives

2. Arquivamento

Arquivar experiências interculturais, formatando-as e traduzindo-as para diversos idiomas.

pictogramme d'archives
pictogramme d'une loupe

3. Pesquisa

Buscar pistas de explicação e elencar abordagens teóricas pertinentes.

pictogramme animation d'ateliers

4. Facilitação

Apresentar as experiências e facilitar diálogos sobre as questões que elas levantam.

pictogramme animation d'ateliers
pictogramme de mégaphone

5. Divulgação

Promover o trabalho da associação contribuindo para uma melhor compreensão entre as culturas.

Origem

Francesas e amigas desde a época do ensino médio nos subúrbios de Paris, Eleonore e Marine criaram o projeto ANEKDOTA em março de 2011 enquanto conversavam nas margens do rio Bósforo, na Turquia. Uma delas estava se estabelecendo em Istambul, enquanto a outra havia-se mudado recentemente para a Cidade do México. Era mais uma dentre as inúmeras conversas sobre suas próprias experiências interculturais (aquelas situações que passamos quando estamos em contato com outra cultura), e as questões levantadas ficaram sem respostas. Elas sonharam encontrar pessoas que pudessem trazer pistas de explicação por meio de suas próprias experiências. Em junho de 2017, a equipe cresceu e fundou a associação TellUs Cultures. Tell us, em inglês, significa “conte-nos”… a respeito de suas culturas. Tellus também é a deusa da Terra na mitologia romana. Esta referência serve como lembrete de que nossas culturas são frutos de uma mesma Terra. Os relatos de experiências interculturais são coletados nos quatro cantos do mundo. A equipe complementa os relatos com pistas de explicação obtidas de povos locais, e conta com o auxílio do trabalho de profissionais especializados em questões interculturais. A associação, então, oferece ao grande público diálogos em torno dos temas interculturais suscitados pelas experiências coletadas.

Nossa abordagem​

  • Compartilhar experiências interculturais
    Seja de forma oral ou por escrito, para revelar as emoções ligadas à experiência, se inspirar com as experiências das outras pessoas e descobrir respostas às nossas perguntas, com o objetivo de promover uma maior compreensão entre culturas.

  • Conduzir entrevistas interculturais

    Buscando pessoas que desejem partilhar suas experiências e passá-las à associação de forma a enriquecer o acervo TellUs Cultures, as hipóteses explicativas e as ações propostas.

  • Identificar e discutir questões interculturais

    Transcrever a experiência autêntica dos autores das experiências e orientar as nossas ações, seja por tema ou por cultura.

  • Criar espaços de diálogo entre culturas

    Para promover o intercâmbio entre culturas, o que nem sempre ocorre de forma espontânea, nós oferecemos ações (workshops, animações, leituras interativas) para nossos membros e também sob encomenda, conduzidas em um ambiente acolhedor, oferecendo materiais em quatro idiomas (inglês, espanhol, francês e português).

  • Treinar líderes de projetos autônomos

    Para enriquecer-se com as habilidades uns dos outros, harmonizar práticas e apresentar de forma consistente os valores da associação no mundo todo.

Além dos projetos que oferecemos, a equipe TellUs está à disposição para trabalhar com você uma solução que atenda às suas necessidades: entre em contato.